segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Atividade 1.1 - Reflexões Iniciais - Produção de texto


REFLEXÕES INICIAIS:
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
SÃO PAULO
2012
Trabalho elaborado como exigência parcial de avaliação do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, sob a orientação da Dirigente de Ensino Jacqueline A. Borges Arruda.

Atividade 1.1
Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo, considere as orientações que inserimos a seguir.
Orientações para a realização da atividade
1.           Debata as questões propostas para reflexão com um (a) colega.
“Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender”.                                                                               (Pozo in Tornaghi, 2010, p. 60)
Atualmente a sociedade apresenta uma nova cultura de aprendizagem e o desafio consiste em converter informação em conhecimento. No entanto, as pessoas precisam construir um novo olhar para a forma de conceber e gerir o conhecimento.
A nova cultura da aprendizagem movimenta a capacidade de adaptarmos às novas tecnologias, bem como desenvolvê-la a fim de ajudar na transformação da sociedade do conhecimento. Para tanto, deve-se primar por um investimento no conhecimento e, portanto, na aprendizagem. Para que a conversão de informação em conhecimento aconteça, exigem-se das pessoas novas competências cognitivas. Estas deverão desenvolver-se e adaptar-se a nova realidade.
Neste sentido, enfrentamos uma certeza intelectual e pessoal em conseqüência da multiplicação informativa. Não existem mais saberes ou pontos de vista absolutos. Por isso, não cabe mais à educação esta questão de verdades absolutas, pois os alunos são questionadores e o papel do professor é de ajudá-los a construir o seu próprio ponto de vista, a partir do conhecimento oferecido.
O sistema educacional necessita suprir as necessidades básicas e atuais dos alunos de acordo com a nova cultura de aprendizagem. Para tanto, o desafio está em formar cidadãos que consigam gerir as mudanças tecnológicas e cientificas colocando-as a serviço de sua própria aprendizagem.
Assim como diz o antigo ditado popular: “Já que não pode com ela, junte-se a ela”; a escola, em seus moldes atuais, não consegue proporcionar toda a informação relevante aos alunos, no entanto, ela pode fazer a diferença à medida que pode formar os alunos para terem acesso à informação atribuindo-lhe algum sentido e proporcionando-lhe o desenvolvimento de um olhar crítico frente à informação recebida.
Portanto, a escola enquanto instituição de saber sistemático e formal deve instaurar novas formas de aprender e ensinar, modificar concepções docentes e otimizar as tecnologias da informação a favor de novas aprendizagens.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007.
TORNAGHI, Alberto José da Costa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário