A escola vem lidando com as novas tecnologias de forma apreensiva, acredito eu. Os professores, a maioria, resistem a esta novidade, não se apropriam deste novo conhecimento e por muitas vezes, sem perceber, ignoram. Verdadeiramente precisa haver uma quebra de paradigmas por parte destes profissionais, realçar o conhecimento adquirido por eles com o uso de novas tecnologias, que despertam e muito o interesse dos alunos e ajuda o professor a ser mais eficiente em suas aulas. A aprendizagem dos professores, gestores e alunos com a utilização das tecnologias em seu cotidiano vem sendo agradável, porém não satisfatória. Por isso o processo de ensino aprendizagem está ainda longe de atingir a média ideal. O professor precisa desligar-se um pouco das aulas ministradas com fala, lousa e papel e olhar com outros olhos para a tecnologia, perceber que pode-se dar uma aula muito mais rica de conteúdos e exigir mais dos alunos, porque eles gostam muito disto, estão nesta era tecnológica e apenas escrever em seus cadernos já não faz muito sentido.
Costumo desenvolver sempre a prática dialógica com os meus alunos porque acredito que podemos unir as ideias úteis e planejadas do professor, com as ideias , dúvidas e curiosidades dos alunos, que são os nossos maiores incentivadores à pesquisa. A estratégia utilizada é sempre um bom diálogo, em grupo e individual. Faço questão de conversar com o aluno para saber se ele realmente aprendeu aquele conteúdo explicado, se gostou e se pode apresentar dúvidas ou sugestões, para que possa melhorar o meu desempenho nas aulas e o aprendizado dos alunos, que é o mais importante. As tecnologias nos ajudam de forma clara e específica. Se o aluno não está conseguindo alcançar aquele objetivo proposto, sempre há um meio de resolver, quando utilizamos a tecnologia, que abre um enorme campo de conhecimento e fonte de informação. Anotação aluno/ curso de TIC (09/09/2012)
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