segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Atividade 3.4 - Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Alfabetização – Desenvolvo um trabalho de Reforço Escolar - Alfabetização com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesta fase, o esperado é que o aluno saiba ao menos escrever o seu próprio nome, porém, existem alguns que ainda não conseguem fazer isto regularmente. O projeto tem a finalidade de inserir no cotidiano do aluno o alfabeto em cartaz, alfabeto móvel, nomes próprios em placas na mesa, crachás, revistas, jornais e livros. É fundamental para a construção da escrita do nome, a representação das letras. Escrever a primeira letra do próprio nome é o mais esperado, e o aluno a identifica com mais facilidade, reconhecendo-a em outras palavras. Algumas crianças estabelecem uma relação de identidade com as letras, mesmo sem saber escrever o nome, quando localizam em algumas palavras, dizem que àquela é a sua letra. Um mecanismo que faz parte da visualização da escrita motiva o aluno, principalmente se houver a possibilidade de fixar informações de forma clara e objetiva na sala de aula. Quando o aluno identifica o seu nome, memoriza com facilidade e fica mais atento a cada dia, sempre que surgir alguma dúvida em relação às letras ou à sua ordem. Consequentemente, inicia-se, a partir deste momento, a representação de sua identidade. É importante deixar claro ao aluno que o seu nome é tão importante quanto os outros que estão ali fixados, porém, ele precisa memorizar o seu, escrever e ler, para que possa em seguida memorizar e escrever os nomes dos colegas de classe. Informando a posição e a ordem do nome do aluno, facilita a aprendizagem da escrita. Desta forma, é lançado o desafio de procurar as semelhanças e diferenças, a percepção entre parte do seu nome e outras palavras e possibilidades de escrever qualquer coisa a partir da letra do seu próprio nome. O desafio faz parte do processo de aprendizagem, que os incentiva a buscar ajuda, procurar outras letras e memorizá-las, auxilia na questão da lateralidade da escrita. É preciso desafiar uma criança em relação à escrita, como por exemplo, colocar a primeira letra do nome de um amigo, do qual ele já está familiarizado, perguntar qual é a próxima e onde se encaixa, à direita ou à esquerda. Este processo de alfabetização passa por várias etapas, porque o sujeito é um construtor dos seus conhecimentos e nesse processo passa por etapas importantes que vão da visualização até o reconhecimento da escrita em diferentes lugares e formas. O objetivo de trabalhar com a escrita do nome próprio no Reforço Escolar – 2º ano é valorizar a criança, que está normalmente com baixa autoestima, por estar já no 2º ano e ainda não conseguir ler, dizendo-lhe o quanto é importante reconhecer o seu nome e o de seus colegas, levando-os a apropriação da aprendizagem escrita, tornando-os alfabetizados.
Iraneide G. Martins

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