Enviada em Nov 22 2012 10:47:27:000AM | |
JOHANN PESTALOZZI
“A educação se constrói numa tensão permanente entre os desejos do homem natural individual e o desenvolvimento da natureza humana universal. A educação produzirá a universalidade a partir das particularidades e da mesma forma a partir da universalidade”.
FRIEDRICH FROBEL
Considerava a Educação Infantil indispensável para a formação da criança.
OVIDE DECROLY
Segundo ele, a necessidade gera o interesse e só este leva ao conhecimento.
MARIA MONTESSORI
Princípios fundamentais: A atividade, a individualidade e a liberdade, enfatizando os aspectos biológicos.
JOHN DEWEY
O pensador que pôs a prática em foco
Defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças.
CÉLESTIN FREINET
O mestre do trabalho e do bom senso
Desenvolveu aulas-passeio e o jornal de classe, e criou um projeto de escola popular, moderna e democrática.
PAULO FREIRE
O mentor da educação para a consciência
Defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo.
“A Alfabetização é, para o educador, um modo de os desfavorecidos romperem o que chamou de “cultura do silêncio” e transformar a realidade, “como sujeitos da própria história””.
JEAN PIAGET
O biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio
Educar, para Piaget, é “provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento.
FERNANDO HERNÁNDEZ
“Antes, defina os problemas a resolver. Depois, escolha a(s) disciplinas. Nunca o inverso”.
“É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações”.
“...todo projeto precisa estar relacionado aos conteúdos para não perder o taco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão dos trabalhos.
LEV VYGOTSKY
“O saber que não vem da experiência não é realmente saber” / “O caminho do objeto até a criança e destra até o objeto passa por outra pessoa”.
Ao internalizar um procedimento, a criança “se aproprie” dele, tornando-o voluntário e independente.
MARIA ELIZABETTE BRISOLA BRITO PRADO
Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática.
“O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez e a abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento”.
“... a escola não pode perder de vista a qualidade de um projeto”.
“... é necessário o professor desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem o aprendizado tanto no sentido da abrangência como no sentido do aprofundamento de conceitos (Freire Prado, 1999)”.
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sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Atividade 1.2 - Diálogo Teórico
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